Sobre
Por que fazer isso.
Por que fazer isso.
Eu sou o Jonas Peters e estou nessa jornada maluca de fazer cerveja há mais de uma década. Desde que dei meus primeiros passos nesse mundo fascinante, tenho dedicado tempo e energia para aprimorar minhas habilidades e criar as melhores cervejas possíveis.
Tudo começou há mais de dez anos, numa daquelas noites animadas com os amigos. Cansado de gastar rios de dinheiro em cervejas artesanais, resolvi que era hora de colocar a mão na massa (ou no malte, melhor dizendo) e começar a produzir minhas próprias preciosidades líquidas.
Claro, no início foi um verdadeiro caos. Com pouca informação disponível por aqui, precisei vasculhar fóruns gringos em busca de dicas e truques para começar. Lembro-me vividamente da primeira vez que montamos nosso equipamento improvisado em casa, com panelas que mais pareciam foguetes espaciais e um filtro bazooka que parecia ter saído de um filme de ficção científica.
E a primeira cerveja? Ah, aquela foi uma aventura para contar aos netos. Com água da serra, ideias mirabolantes e uma boa dose de inexperiência, o resultado foi... bem, não tão bom assim. Mas sabe como é, na empolgação, até achamos que estava decente. Mas é claro que não estava.
Com o passar do tempo, muita pesquisa e algumas tentativas (e erros), começamos a acertar o passo. Descobrimos a importância do pH na água, os segredos da fermentação e até mesmo inventamos um misturador de malte que funcionava como um charme (bem, pelo menos na maioria das vezes).
E é claro que não poderia deixar de mencionar a revolução que foi adotar o método BIAB (Brew in a Bag). Adeus, complexidade de múltiplas panelas; olá, praticidade de uma única panela! Essa mudança deu um novo ânimo às nossas produções e nos permitiu explorar ainda mais os limites da criatividade cervejeira.
Mas a evolução não para por aí. Recentemente, dei um upgrade no meu equipamento, trocando o gás pela eletricidade e incorporando um sistema de controle de temperatura via Raspberry Pi. Parece coisa de outro mundo, né? Mas acredite, funciona como um sonho!
Enfim, essa é um pouquinho da minha história cervejeira até agora. Se quiserem saber mais sobre minhas aventuras, descobertas e, é claro, fazer algumas das minhas criações, fiquem à vontade para explorar o site e entrar em contato. Estou sempre pronto para compartilhar histórias cervejeiras e levantar um brinde à vida!
Nenhuma jornada é feita sozinha, e a minha jornada cervejeira não seria possível sem o apoio e a contribuição de algumas pessoas especiais. Gostaria de expressar minha profunda gratidão a esses amigos e colegas cervejeiros que estiveram ao meu lado, compartilhando risadas, conselhos e, é claro, algumas cervejas geladas:
E a todos os outros amigos e colegas que de alguma forma contribuíram para minha paixão pela cerveja artesanal, meu sincero obrigado. Sem vocês, nada disso seria possível.
Cheers!